Tratamento do sono com aparelhos intrabucais
O ruído no sono é um problema social sério, atingindo cerca de 30% das pessoas. Ele altera a convivência social, em especial com o cônjuge e causa problemas de saúde na parte respiratória e do coração.
Ele é causado pela vibração dos tecidos da garganta em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam. A obesidade, a respiração bucal, o uso de cigarro e o álcool o agravam de modo significativo.⠀
Isto pode estar associado à síndrome da apneia obstrutiva do sono (obstrução das vias aéreas, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos). A apneia, além de provocar sonolência diurna excessiva, pode afetar vários órgãos do nosso corpo, podendo desenvolver arritmias, diabetes, hipertensão, infarto e derrame cerebral. Recentemente os aparelhos orais consolidaram-se como uma das principais formas de tratamento para o sono.
Os aparelhos intrabucais são placas presas aos dentes, que se articulam entre si avançando a mandíbula e mantendo-a firmemente nessa posição. Isso faz com que os tecidos da garganta “estiquem” aumentando a abertura para a passagem do ar.